OFICINAS

Cinema Negro de Animação: contando histórias negras com técnicas tradicionais de animação
Pâmela Peregrino
Uma oficina prática de técnicas tradicionais de animação (2D, recorte, massinha, objetos, bonecos...) onde o que será contado é sobre nós mesmas, nosso percurso, nossa ancestralidade. Nesse caminho, há tempo para ver e ouvir curtas de animação realizados em África e na diáspora. O que fizeram antes de nós, nos alimenta e nos provoca a pensar o que faremos nós, como contaremos nossas histórias.
Cronograma
Encontro 1_Uma introdução a história do Cinema de Animação, incluindo África e Diáspora. Técnicas tradicionais de animação: exercícios práticos.

Encontro 2_Ancestralidade e narrativas negras: exercícios práticos de construção de histórias para animação. Técnicas de animação: a criação de movimentos.

Encontro 3_Um pouco mais do Cinema de Animação Africano e Afro Diaspórico. Pequenas noções de edição de vídeo. Compartilhamento das realizações.
Observações
Recomenda-se que as participantes tenham um celular à disposição com capacidade para instalar o aplicativo “Estúdio Stop Motion”. Além disso, será interessante ter acesso a papéis, materiais para recorte, massinha de modelar, objetos…
Docente

Pâmela Peregrino

Pâmela Peregrino é animadora, cenógrafa, professora de Artes da  Universidade Federal do Sul da Bahia e tem buscado a realização de curtas de animação em processos educativos comunitários, de imersão e vivência em comunidades tradicionais negras e indígenas. Possui bacharelado e licenciatura em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), bacharelado em Artes Cênicas, habilitação em Cenografia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Mestrado em História (UFF) e em Educação (PUC) e é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UNIRIO. Entre seus principais trabalhos estão os curtas: “Partir” (2012), “Òpárá de Òsùn: quando tudo nasce” (2018), o curta 2D “Oríkî” (2020) e “Porto e Raiz” (2021). Atualmente está realizando o curta "Ewé de Òsányín: o segredo das folhas", a ser lançado ainda esse ano.